Quantidade de Páginas visitadas

Os trovadores eram compositores de cantigas (amorosas, religiosas ou satíricas) e eram muito respeitados na Idade Média, porque deles provinha a música que servia para acompanhar as festividades ou as reuniões solenes das cortes, assim como os banquetes ou as núpcias. Do trovadorismo português poucas notações musicais (partituras) sobreviveram até nós: o que temos na maioria são apenas as letras das cantigas coletadas em grandes livros manuscritos e ilustrados, chamados Cancioneiros. Chegaram até nós apenas três cancioneiros: Cancioneiro da Ajuda,Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional. São aproximadamente 1680 cantigas de 153 trovadores.
A função dos trovadores nas cortes medievais era compor músicas como estampidos, bailias e cantigas para as cerimônias, festividades, núpcias e banquetes.
Esse foi o tema da pesquisa que levou os estudantes da 1ª série G ao laboratório de informática, orientados pela professora de Língua Portuguesa Marisol Martinez. Os alunos leram os conteúdos nos diversos sites de pesquisas e puderam compreender melhor o que foi esse movimento literário.


Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito